Brasil: país de grande futuro…

Meditativo desde a mais tenra infância, Dr. Plinio teve ocasião de analisar o interior do Brasil durante uma viagem. A partir de então, concebeu para seu país um futuro de heroísmo e de glória.

 

Na vida de uma criança há um determinado momento em que ela começa a conhecer melhor os seus próximos e a analisar como é o pai, como é a mãe, como são os irmãos, os tios, o avô, a avó, como são os primos…

Estabelecem-se então, forçosamente, as afinidades e definem-se as heterogeneidades. Ela vai modelando um conceito e formando uma ideia da família em que nasceu e, também, de quem é ela mesma.

Essa criança passa a olhar-se no espelho, sem vaidade, e pensa: “Que fisionomia eu tenho? Que efeito causo nos outros e em mim mesmo? Como é o meu nariz? Como é a minha boca? E os meus olhos?” É mais ou menos como uma pessoa que vai dar início a um jogo e alguém lhe ensina quais são as cartas do seu baralho, para saber jogar…

Quando recebe um elogio, a criança presta atenção e reflete: “Então, sou capaz de tal coisa.” Ou, pelo contrário, ouve às vezes a deploração do pai ou da mãe:

— Coitadinho, para tal coisa ele não tem jeito.

E, assim, o menino vai fazendo o balanço da vida… Lembro-me de ter feito isso na minha infância.

Observando o país de origem

Depois, em certa ocasião, comecei a analisar também o meu próprio país, pensando: “Brasil… Dizem que é colossal. Aqui está o mapa!”

Nunca fui afeito a memorizar informações sobre quilômetros quadrados, mas, observando os espaços coloridos do resto da América do Sul, eu me dizia: “O Brasil tem um tamanhão mesmo!” Olhava um pouco o mapa da Europa e concluía: “Como a França, tão gloriosa, é pequena! Como a Itália, a Espanha, a Alemanha, a Áustria e a Inglaterra são pequenas em comparação com o nosso Brasil! Nosso querido Portugal, do qual descendemos: que mãe pequena para um ‘filhão’ enorme!”

O “miolo” do Brasil

Em certa ocasião, estando no litoral, de costas para o mar, eu olhava e pensava: “Aí está o Brasil… Que “Brasilão” grande! E pensar que isto se espicha até o Pará e, depois, até o Rio Grande do Sul… Que coisa extraordinária! Mas… isto é como um pão, do qual estou vendo apenas a casca, aqui na praia. Existe também o miolo do pão…”

Um dia, conheci o “miolo” do Brasil.

Eu era menino, tinha aproximadamente nove anos, quando fui com meus pais e minha irmã a uma estação termal que começava a se tornar conhecida no Brasil, e de cujas águas esperava-se muito benefício para o estado de saúde de minha mãe: Araxá, em Minas Gerais.

E fui, então, vendo o Brasil por dentro, entrando no “miolo do pão” até chegar ao coração de Minas Gerais. Eu ia tomando contato com os panoramas e conhecendo um pouco o interior do Brasil.

A certa altura da percurso, o automóvel em que viajávamos chegou diante de um rio muito vasto(1). Do outro lado havia umas montanhas, e continuava o Brasil. Mas eu percebi por algo imponderável que do outro lado tinha algo diferente.

Então perguntei:

— O que é que tem do lado de lá?

Disseram-me:

— Do lado de lá é Minas Gerais!

— Mas, então São Paulo acaba aqui?

— Sim, acaba aqui e ali começa o Estado de Minas Gerais.

— Mas é tudo Brasil?

— Tudo Brasil!

Um grande livro em branco

O panorama mineiro, feito de altas montanhas, de planícies muito grandes, me impressionava.

Ao longo da estrada, viam-se na planície alguns montículos. Perguntei, então, a algum dos mais velhos que viajavam comigo:

— Que montanhazinhas são essas?

Ele respondeu-me com naturalidade extrema:

— Ah! São cupinzeiros.

— Mas, como?! Estão cheias de insetos?

— Sim. Eles se reproduzem debaixo do chão e fazem galerias, às vezes até de um quilômetro, e isso causa certa pobreza no solo.

Aqueles montículos pareciam-me tumores que a terra não deveria produzir! Eu pensei: “É preciso raspar esses cupinzeiros. Como seria nobre e bonito apresentar uma terra restituída à sua fertilidade, porque o homem penetrou nas entranhas do solo e acabou com esses inimigos ridículos e pequenos, que são os cupins. As nações civilizadas, cujas fotografias são usadas como bonitas estampas nos livros de leitura para os meninos, não têm essas bolotas feias!”

De repente, vi passar umas aves grandes, semelhantes a cegonhas, mas feias, cor de chumbo, com pernas enormes, bico curto, que saíam correndo pela planície — planície sáfara, sem vegetação bonita.

Perguntei, então:

— O que é aquilo lá?

— São seriemas.

Eu pensei: “Por que essas aves são tão feias? Por que na Europa eu nunca vi essas feridas no chão que são os cupinzeiros? Qual é o papel de tudo isso num panorama? Isto é cenário para quê? Que gênero de fatos deve se passar aqui? Não há algo de futuro do Brasil no cenário que Deus pôs aqui?”

Em certo momento, avistei duas ou três seriemas e, por entre as pernas delas, vi uma parte das montanhas e um trecho da paisagem. Percebi a beleza que havia em tudo aquilo, e concluí: “Agora entendo para o que servem as seriemas: elas vão correndo por essas vastidões e me ajudam a compreender como é enorme o Brasil. As distâncias não são nada para elas, que correm com uma celeridade de deixar-me pasmo. Entretanto, elas estão apenas no começo de uma corrida pelo Brasil.”

Aquela imensidão me dava também uma ideia de bênção. De toda aquela natureza se desprendia uma certa atmosfera de possibilidades enormes de amar a Deus e de possibilidades de pecado pavorosas! Parecia-me sentir no ar uma promessa, se o Brasil procedesse bem, e uma ameaça medonha se, pelo contrário, agisse mal.

E, apesar da censura severíssima ao ambiente, foi-se formando no meu espírito, desde aquele tempo, a ideia de que o Brasil era como um grande livro em branco, onde os homens deveriam escrever uma história de heroísmo e de glória, numa atmosfera de serenidade e doçura, que um dia embelezaria as seriemas e acabaria com os cupins. Era a ideia de um grande futuro…

Era assim que o Brasil ia nascendo para o meu panorama.

 

Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 27/4/1985)

Revista Dr Plinio 158 (Maio de 2011)

 

1) Rio Grande.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *