São Roberto Belarmino: “Martelo” contra a heresia protestante

“Martelo” contra a heresia protestante

São Roberto Belarmino foi um Santo onímodo,
recebendo de Deus a tríplice vocação de ensinar
os fiéis, de orientar a piedade das almas sendo
diretor espiritual exímio e de confundir os
heréticos protestantes de sua época. Foi um
homem de autêntica ação contrarrevolucionária,
uma fortaleza que combateu pela Santa
Igreja Católica em todas as direções.

São Roberto Belarmino: Bispo, Confessor e Doutor da Igreja

Temos aqui dados sobre São Roberto Belarmino, bispo, confessor e Doutor da Igreja, tirados da Vida dos Santos do Pe. Rohrbacher, do L’Année Liturgique de Dom Guéranger e de Schamoni, O verdadeiro rosto dos Santos.


Santo com uma tríplice vocação

Desde as origens da Igreja até nossos dias, a Providência sempre suscitou homens ilustres pela ciência e santidade. Eles conservaram e interpretaram as verdades da Fé Católica e refutaram os ataques heréticos. Entre esses homens, destaca-se São Roberto Belarmino, celebrado por seu ensino, suas obras polêmicas, seu zelo pela reforma da Igreja e suas virtudes.

O santo cardeal parecia ter recebido de Deus uma tríplice vocação: ensinar os fiéis, orientar a piedade das almas e confundir os heréticos protestantes do século XVI, a era de plena efervescência do protestantismo.

Sua vida oferece um espetáculo diferente do de outros santos de sua época. Ele foi um misto de pastor de almas, homem de ação e teólogo, dedicando-se a uma luta contra um adversário (o protestantismo) que havia atingido uma consistência sem precedentes. Enquanto outros santos lutaram contra heresias, poucos dedicaram toda a sua vida exclusivamente a essa batalha.

Nascido em 4 de outubro de 1542, em Montepulciano, Toscana, de uma família de alta nobreza, Roberto Belarmino ingressou na Companhia de Jesus em 1560. Seus estudos na Universidade de Louvain, um dos principais bastiões contra o protestantismo, foram decisivos para sua atividade científica. Entre 1570 e 1576, ele pregou com grande sucesso como professor de Controvérsia Teológica.

O Papa Gregório XIII, reconhecendo-o como uma grande figura europeia, o chamou a Roma. Lá, Belarmino assumiu a responsabilidade pela formação de alunos de colégios alemães e ingleses, preparando-os para as batalhas espirituais em seus países. A Santa Sé o apoiou na formação de seminaristas de nações protestantes, que fugiam para Roma para se tornarem sacerdotes e depois voltarem para casa e desenvolverem seu apostolado.

São Roberto Belarmino os formou e lhes forneceu livros de sua autoria para refutar o protestantismo. A ele se deve o fato importantíssimo da preservação da Áustria da “gangrena protestante” e a recuperação de aproximadamente um terço da Alemanha para a Religião Católica. O impacto disso foi fabuloso, pois o curso da História teria mudado se ele e outros santos não tivessem obtido essa recuperação.


Herói na luta contra o Protestantismo

Belarmino possuía uma grande inteligência que lhe permitia ordenar e dominar um vasto número de matérias. Sua memória era lendária, capaz de reter tudo o que lia de uma só vez. Seu conhecimento dos Padres da Igreja e teólogos era assombroso, e ele dominava vários idiomas com um estilo ameno e fluído. Essas qualidades o capacitaram a empreender obras brilhantes.

O Geral de sua Ordem o colocou à frente de tarefas administrativas para lhe dar descanso das terríveis dores de cabeça. Clemente VII o nomeou cardeal, dizendo: “Nós o nomeamos cardeal porque ninguém na Igreja de Deus se iguala em saber, e por ser sobrinho de Marcelo II”. Em 1602, tornou-se Arcebispo de Cápua e, em 1605, Paulo V o chamou de volta a Roma.

Ainda que tenha realizado outras atividades, a nota fundamental de sua vida foi ser um grande herói na luta contra a heresia. Ele foi um herói em dois sentidos:

  1. Qualidades intelectuais extraordinárias: A Providência lhe deu dons intelectuais para servir à sua missão de polemista. Esses dons, em uma época que valorizava a inteligência, lhe conferiram prestígio e profundidade em sua obra.
  2. Ações impactantes: Suas “devastações” contra o protestantismo foram tremendas, especialmente em países já protestantes.

Recebeu o título elogioso de “martelo da heresia”

Foi um grande pregador, professor e polemista. Recebeu de Bento XV o título de “martelo da heresia”. Escreveu muito, e São Francisco de Sales, seu contemporâneo, elogiava seus livros, dizendo: “Preguei em Chablais durante cinco anos sem outros livros que a Bíblia e as obras de São Roberto Belarmino.”

Sua obra mais famosa é Controvérsias, uma compilação de suas aulas no Colégio Romano. Nela, ele defende os dogmas atacados pelos luteranos, usando o testemunho dos Padres, dos Concílios e do Direito da Igreja. A obra é tão magistral que muitos a consideram insuperável. Sua publicação causou grande satisfação entre os católicos e fúria entre os adversários. O protestante Teodoro de Beza disse: “Eis o livro que nos perdeu.” A Rainha Isabel I da Inglaterra chegou a proibir a leitura do livro a quem não fosse doutor em Teologia, sob pena de morte, tal era o número de conversões que operava.

Não satisfeito em convencer os hereges, Belarmino também queria prevenir os fiéis. Para isso, compôs um pequeno catecismo, que ele mesmo fazia questão de ensinar às crianças e pessoas simples. Esse catecismo ainda é usado na Itália e foi traduzido para sessenta idiomas.

Ele agiu como “martelo dos hereges” ao escrever livros que demonstravam a verdade e atacavam duramente os hereges, levando muitos à conversão. A proibição do seu livro por Isabel I é uma prova do seu impacto.


Não basta ensinar o bem, é preciso também atacar o mal

São Roberto Belarmino entendeu que a heresia não pode ser destruída apenas ensinando a verdade; é preciso também atacar o erro. Além de propagar o bem, ele atacava o mal. Sua vida, canonizada de acordo com as virtudes cardeais (justiça, prudência, temperança e fortaleza), é uma prova viva de que esse método é eficiente.

Ele prova que o argumento de que toda polêmica e ataque ao adversário são prejudiciais à união das igrejas está equivocado. Quem quiser trabalhar pela conversão à Igreja Católica trabalhará de modo sumamente eficaz se seguir seu exemplo. A vida de São Roberto Belarmino, um santo de altar, foi ininterruptamente dedicada a isso.


Delicadíssimo burilador de almas

Um dado empolgante de sua vida, não mencionado anteriormente, é que São Roberto Belarmino foi um grande diretor de consciências. Ele teve a glória de ser o confessor e diretor espiritual de São Luís Gonzaga, uma alma virginal e delicadíssima que se tornou modelo em uma Europa afundada na impureza.

A beleza do contraste dentro da Igreja é notável: um campeão da ortodoxia, grande lutador, era ao mesmo tempo um “burilador de almas delicadíssimo”. Ele soube orientar a alma de São Luís Gonzaga, fazendo dela uma verdadeira obra-prima de santidade. Belarmino viu o valor dessa alma e a dirigiu de acordo com sua própria via, depondo até em seu processo de canonização.


Santo onímodo e grande contrarrevolucionário

No final de sua vida, Belarmino retirou-se para o noviciado de sua Ordem em Roma para se preparar para a morte. Entre outras publicações, escreveu cinco pequenos tratados ascéticos e, por fim, A arte de bem morrer.

Ele é uma grande figura que nos mostra como a Igreja conseguiu conter e fazer o protestantismo recuar em parte. Sua vida também é uma obra-prima de serenidade em meio à luta. Apesar de ser um cardeal ocupadíssimo, ele sabia usar o tempo de tal maneira que encontrava momentos de calma para meditar e escrever obras profundas que o levaram a ser Doutor da Igreja.

Pouco depois de seu falecimento, em 1621, iniciou-se seu processo de canonização, que só foi concluído em 1923.

Em São Roberto Belarmino, temos um modelo de grande contrarrevolucionário. Que ele reze por nós e nos ensine a praticar sua virtude.

(Extraído de conferências de
12/5/1966 e 12/5/1967)
1) Cf. ROHRBACHER, René-François.
Vida dos Santos. São Paulo: Editora
das Américas, 1959. v. VIII, p.
318-325.
2) Cf. SCHAMONI, Wilhelm. El verdadero
rostro de los Santos. Ed. Ariel, 1952.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *